sábado, 22 de março de 2008

O que é o REIKI

Reiki
O Reiki é um dos métodos de cura mais antigos que a humanidade conhece.
Pode-se mesmo dizer que a sua origem e a sua história começou com a origem da humanidade.
Pensa-se que a arte de curar através da imposição das mãos teve origem no Tibete e foi redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui.
A história do Reiki tradicional começou nos finais do seculo XIX no Japão com a busca de Mikao Usui, da explicação do método de cura de Cristo. Durante 10 anos Usui procurou a resposta primeiro em textos cristãos e depois em textos budistas. Finalmente, após muitos anos de pesquisa e sobretudo da descoberta dos princípios budistas do caminho interior da iluminação, empreendeu um retiro de 21 dias de jejum e oração no alto de um monte e na última manha viu um clarão de luz muito forte, vários símbolos e percebeu que lhe estava a ser revelado o segredo da activação da energia da vida para a cura. A partir daí dedicou a sua vida à transmissão do reiki e à cura dos outros.
Este sistema chega até nós após muitos anos em que foi mantido num certo segredo e secretismo. Actualmente está espalhado por todo o mundo e o seu ensino torna-se cada vez mais acessível a todos, adultos ou crianças.
O sistema USUI de cura natural, assim denominado em homenagem ao seu redescobridor, vem sendo transmitido por Mestres de Reiki desde o tempo do Mikao Usui e actualmente, é praticado em todo o mundo.
A palavra Reiki (Japonesa) pode ser traduzida por ENERGIA VITAL UNIVERSAL.
O ideograma do Reiki é composto por dois Kanjis, Rei e KI.
Rei significa Universal - refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe.
Ki - refere-se à energia vital do individuo que flui e pulsa em todos os seres vivos. Quando a energia Ki deixa o corpo físico, ele deixa de ter vida.
Assim, para entendermos o Reiki, necessitamos de compreender que todo o ser vivo é composto por energia, energia vital. Essa energia de força vital é a fonte da própria vida, a força que anima o Ser, sem a qual a vida não existia.
O Reiki equilibra e harmoniza a nossa energia e estimula o nosso sistema imunitário. Trabalha não só a nível físico como também ao nível mental, emocional e espiritual. É um método eficaz para remover bloqueios energéticos, permitindo reabastecer a energia do corpo, criando um estado de harmonia.
Assim o Reiki actua na totalidade do ser, nos níveis físico, mental, emocional e espiritual, não visando apenas a supressão da patologia, mas o retorno a um estado natural de bem estar e felicidade.
  • Alivia dores físicas
  • Reduz o stress e a ansiedade
  • Promove a auto-estima
  • Acelera a recuperação da saúde
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Liberta traumas emocionais do passado e presente
  • Resolve problemas de insónias, enxaqueca, estados depressivos
  • Trata os sintomas e as causas das doenças
  • Ajuda a eliminar vícios, como o tabaco e a droga
  • Recomendável para enfermidades graves como o cancro e a sida

O Reiki está inserido no contexto das práticas terapêuticas alternativas, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode ser usado com toda a segurança seja qual for a doença que afecta o receptor. O Reiki não pode ser usado para manipular ou controlar e é guiado espiritualmente.

O Reiki reforça e complementa todas as técnicas da medicina convencional, reduzindo efeitos negativos paralelos, encurtando o tempo de cura e criando optimismo.

O Reiki é a própria energia da vida e jamais fará mal a alguém...o Reiki é para todos aqueles que desejam uma qualidade de vida mais elevada.

Sem comentários: