sábado, 22 de março de 2008

Os principios do REIKI

Os 5 principios do Reiki
Estes são os 5 princípios fundamentais estabelecidos pelo Mestre Mikao Usui.
Só por hoje...não me irritarei;
Só por hoje...não me preocuparei;
Só por hoje...sentirei gratidão;
Só por hoje...ganharei a minha vida honestamente;
Só por hoje...serei bondoso para com todos os seres.
KYO DAKE WA ( Só por hoje )
A linearidade do tempo é uma condicionante da nossa percepção para que as coisas não aconteçam todas de uma só vez. O tempo, tal como o compreendemos, não existe. Tudo que aconteceu está a acontecer e acontecerá. Nada aconteceu antes porque não há antes. Nada acontecerá depois, porque não há depois. Só há o agora, o que é eterno. Aqui e o agora são tudo o que existe.
Existe um ditado Budista que diz:"Se queres saber como foi o teu passado, olha para quem és hoje. Se queres saber como vai ser o teu futuro, olha para o que estas a fazer agora".
As sementes do amanha são plantadas hoje.
Só o hoje, o presente, o agora, o hoje de todos os momentos, de todos os dias, pode criar a eterna felicidade. O perdedor raramente vive o presente. Ele destroi o presente a ocupar a mente com memórias do passado ou expectativas quanto ao futuro. O futuro não existe, pois quando chegar será presente.
Um dos aspectos mais perturbadores do ser humano é a ansiedade, que é a preocupação em relação ao futuro. A maior parte das pessoas preocupa-se tanto com o futuro que não desfruta o presente. Não devemos deixar que a vida nos escorra por entre os dedos, vivendo no passado ou no futuro: duas ilusões, em que o principal tempo da vida se perde.
Se vivermos um dia de cada vez, viveremos melhor todos os dias das nossas vidas. Os princípios do Reiki ensinam-nos a viver plenamente cada um de todos os momentos de todos os dias.
Namasté!!!

1 comentário:

Rita Caissotti disse...

...Infelizmente apesar de conhecer todos os princípios do Reiki,confesso nem sempre conseguir po-los em prática...É sem dúvida um nível de treino mental que ainda não controlo.
Sobretudo o de"só por hoje não me preocupo"... ;)