quinta-feira, 10 de abril de 2008

A China...O Tibete...e os Jogos Olimpicos..Boicote? Sim ou Não

Jogos Olimpicos vs Boicote
A China é no contexto mundial um Pais que não respeita as liberdades individuais, não respeita a declaração dos direitos do homem, um Pais autoritário e centralista onde o povo não tem voz activa...mas também um Pais com um poder economico e financeiro extraordinario.
As mãos do governantes chineses estão manchadas de sangue, os Tibetanos vivem numa situação miseravel, sem direito a sua propria autonomia, assim como a sua liberdade religiosa e liberdade de pensamento.
O boicote aos Jogos Olimpicos está hoje no centro das atenções, com opiniões divergentes, com os politicos ocidentais curvados perante o poder Chinês, de mãos e pés atados, assobiando para o lado como nada se passasse, como se tudo estivesse bem, como se com alguns curtos discursos as injustiças se resolvessem...mas não. Os pseudo-democratas, os Pseudo-defensores da liberdade, olham para o lado, evitam falar do Tibete e das atrocidades que o regime Chinês tem cometido ao longo dos anos, dos Seculos, como se tal fosse normal.
Espero sinceramente que o boicote aconteça embora não acredite na coragem para tal medida por parte dos governos ocidentais, mas pelo menos espero que os atletas que vão participar, que os jornalistas que estarão na China, que os cronistas, elevem bem alto a sua voz, que protestem, que nos mostrem o lado "negro" do governo Chinês, que em nome da Liberdade, nome da Justiça mais elementar, em nome dos direito humanos, em nome pelo respeito de opinião e da vida humana...protestem bem alto e que pelo menos os atletas usem nas suas camisas frases de protesto. Não basta dizermos que defendemos a liberdade, temos de o demonstrar de uma forma clara com acçoes por muito que essas acçoes sejam dificeis de tomar. Os Jogos olimpicos são sem duvida importantes a varios niveis, não tenho a mais pequena duvida, mas NUNCA ao preço do genocidio cultural dos Tibetanos.
Um bem Haja aos Tibetanos..ao Tibete e a Dalai-Lama...***FREE TIBETE***

1 comentário:

Rita Caissotti disse...

"Os Jogos olimpicos são sem duvida importantes a varios niveis, não tenho a mais pequena duvida, mas NUNCA ao preço do genocidio cultural dos Tibetanos."

Aí está algo que nos entristece tanto!O Povo Tibetano merece Paz e Respeito!! :(