sábado, 3 de janeiro de 2009

REIKI... perguntas e respostas/algumas dúvidas

REIKI
Duvidas em relação ao Reiki
  • Reiki é uma Religião? Não. Nem é uma filosofia. Reiki é uma terapia holistica transmitida através das mãos, vinda do Tibete, trazida para o Japão atravês do Mestre Mikau Usui. Do Japão veio para o Havai através da Mestra Hawayo Takata, tendo-se posteriormente espalhado pelos Estados Unidos e pelo Mundo pelos alunos da Mestra Takata. O Reiki não tem nenhum vinculo com nenhuma religião embora tenha conexão com o sagrado. O Reiki é um conhecimento milenar contido na Medicina Tradicional Tibetana, com registos que datam do Século VII. Não tem qualquer conexão com magia, com espiritismo, nem pode ser utilizada pela magia porque os símbolos do Reiki são codificados seguramente em forma de portais e não podem ser alterados nem manipulados para trabalhar com os anjos caídos, devotos da magia.
  • O Reiki funciona mesmo? Funciona. Se alguém tem duvida, é só deitar numa maca e deixar o profissional fazer a transmissão energética. Quem disser que não sentiu a transmissão energética só há duas razões: quem aplicou não foi iniciado ou quem aplicou foi iniciado e quem se submeteu está mentindo. Quem aplica é só um canal, um fio que transmite a Energia Vital Universal. Não há nenhum mistério nisso, é apenas e pura física quântica.
  • O Reikiano pode prescrever? Não. A Terapia Reiki não é nenhuma especialidade médica e a terapia Reiki não tem conexão alguma com remédios farmacêuticos. Se o terapeuta perceber que o cliente precisa de outra ajuda para a sua saúde física, mental e emocional deverá encaminhá-lo a outro profissional especializado.
  • O Reiki pode ser aplicado em Hospitais? Sim pode e já existem alguns hospitais onde é permitido o acesso a terapeutas de Reiki credenciados. A família e até o próprio doente poderão solicitar o serviço de Reiki. O Reiki é extremamente eficaz em alguns hospitais porque facilita a cicratização, estanca o sangue, melhora a auto-estima de quem recebe e apressa a recuperação de pessoas doentes e hospitalizadas.
  • O Reiki pode ser transmitido à distancia? Sim pode. Na transmissão à distancia o terapeuta (tem de ter o nível II) pede ao Eu Superior de quem vai receber e envia. Existe o símbolo sagrado para o efeito.
  • Aplica-se Reiki em animais e plantas? Sim. As plantas e os animais adoram Reiki.
  • As crianças podem ser iniciadas em Reiki? Sim. Penso no entanto que é mais apropriado iniciar a criança após os 12 anos de idade, devido a necessidade de compreensão da técnica.
  • Quanto cobrar pela consulta e pelos cursos? Esta é um tema polémico pois existem várias opiniões e algumas delas bastante diferentes. Há quem ache que não se deve cobrar e os que acham que sim. A terapia Reiki é um trabalho, uma técnica de saúde holistica desvinculada com a religião e todos os traumas que a religião tem com o dinheiro. O terapeuta não cobra a energia, que é gratuita. Cobra pelo trabalho, pelo tempo e pela dedicação. Quem trabalha com esta terapia tem despesas com o estudo, com os cursos, com a estrutura do trabalho, material, luz, etc.
  • penso que ficará na consciência de cada um o facto de querer cobrar ou não dinheiro. A meu ver pessoal não vejo qualquer mal nisso, alias o dinheiro por si só não tem qualquer mal, a importância e os fins que o homem dá ao dinheiro , isso sim poderá não ser o mais correcto. A minha opinião é a de que cada um terá de fazer o que achar melhor, no entanto acho que ninguém deverá ficar sem a terapia Reiki devido a dificuldades económicas e que o terapeuta caso ache que o cliente não possa pagar, não deve deixar de dar Reiki por esse facto.

3 comentários:

Rita Caissotti disse...

De facto o Reiki trás muitas dúvidas,mas também respostas.Se em tempos duvidei de que me poderia ajudar num estado depressivo acentuado,hoje aconselho vivamente.Agradeço ao meu terapeuta ter-me mostrado um equilibrio entre o que está mal na nossa vida e o que tem que ser mudado.Aprender a lidar com falhas,aceitá-las e dar um passo na evolução é importante.Seja ela de que forma for!

E a ti amigo Carlos,agradeço as vezes em que me enviaste Reiki á distância,sobretudo nos dias em que mais precisava!

Rita Caissotti disse...

...Não é de todo o remédio para a cura mas equivale sem dúvida a um conhecimento interior grande e a uma capacidade grande de ganharmos confiança em nós.
Hoje apesar de ainda ter ataques de pânico sem dúvida estão bastante mais controlados com a prática do Reiki.

carlluz disse...

Olá Rita .. benvinda ao Blog;) ...fico feliz por de alguma forma o Reiki te ter ajudado a superar algumas dificuldades ou situações menos boas. Continua a fazer o teu auto-tratamento todos os dias, a tua meditação que aos poucos, passo a passo,vais aumentando a tua auto-estima, o teu amor proprio e o amor pelos outros.