domingo, 28 de junho de 2009

Alguns Temas que OSHO desenvolveu

A AMBIÇÃO É DESTRUTIVA - O poder sobre os outros é destrutivo - sempre destrutivo.Em um mundo melhor, qualquer pessoa que for ambiciosa, que queira ser mais importante que os outros, que queira estar à frente dos outros, deveria ser tratada psicologicamente.

CHEGA DE ADIAR - Adiar é simplesmente estupidez. Amanhã também será necessário decidir; então, por que não resolver hoje mesmo?

Você acha que amanhã estará mais sábio do que hoje?Você acha que amanhã vai estar com um vigor maior do que o de hoje? Você acha que amanhã estará mais jovem, renovado em relação à hoje?

Amanhã você vai estar mais velho, a sua coragem será menor;amanhã você vai estar mais experiente, e a sua capacidade de dissimulação será maior; amanhã a morte chegará mais próxima - você começará a titubear e a sentir mais medo.

Nunca deixe para amanhã. Quem sabe? O amanhã pode chegar ou pode não chegar. Se é preciso decidir, decida agora mesmo.

A CONFIANÇA -Não desperdice a sua vida com aquilo que lhe vai ser tirado. Confie na vida. Se você confiar, só então, será capaz de abandonar o seu conhecimento, só então poderá colocar de lado a sua mente.

E com a confiança, algo imenso tem início. Esta vida deixa de ser uma vida comum, torna-se plena de Deus, transbordante.

A REGRA DE OURO -A regra de ouro da vida é que não existem regras de ouro.Não podem existir.

A vida é tão vasta, tão intensa, tão estranha, misteriosa ... Ela não pode ser reduzida a uma regra ou máxima. Nenhuma máxima dá conta de tudo, as máximas são muito pequenas - não podem conter a vida e suas energias vivas.

Por isso a regra de ouro faz sentido: a de que não existem regras de ouro.Um ser humano autêntico não vive à base de regras, de máximas, de mandamentos. O ser humano autêntico simplesmente vive.

NÃO FIQUE TRISTE, FIQUE IRRITADO -A raiva e a tristeza são a mesma coisa. A tristeza é raiva passiva e a raiva é tristeza ativa.É difícil para uma pessoa triste ficar irritada. Se você conseguir se irritar em vez de ficar triste, sua tristeza desaparecerá imediatamente. Da mesma forma, é muito difícil uma pessoa irritada ficar triste. A tristeza é um antídoto para a raiva.

Em todas as nossas emoções permanece uma polaridade básica - homem e mulher, yin e yang, macho e fêmea. A raiva é um sentimento masculino e a tristeza, um sentimento feminino.Assim, se você estiver em harmonia com a tristeza, será difícil deslocar-se em direção à raiva, mas eu gostaria que você tentasse. Coloque-a para fora, deixe-a agir. Faça o que for necessário, mas coloque a raiva para fora!

AMAR É SALTAR - A cabeça diz: "Pense antes de saltar.

"E o coração diz: "Salte antes de pensar."

Esses dois caminhos são diametralmente opostos.

Amar é saltar numa situação perigosamente viva, sem calcular nada de antemão.

NOSSOS PROBLEMAS - Muitos dos nossos problemas (talvez a maioria de nossos problemas) existem porque nós nunca os encaramos, nunca os enfrentamos; e não olhar para eles é dar a eles energia. Ter medo deles é dar a eles energia, tentar evitá-los é dar a eles energia; porque você está os aceitando. Sua própria aceitação é a existência deles. Se você não os aceitar, eles não existem.

A CORAGEM - Coragem significa enfrentar o desconhecido apesar de todos os medos. Coragem não significa ausência de medo. A ausência de medo acontece se você passa a ser cada vez mais corajoso.Essa é a experiência máxima de coragem - a ausência de medo. É esse o sabor quando a coragem tornou-se absoluta.Mas, de início, não há muita diferença entre o covarde e o corajoso.

A única diferença é que o covarde dá ouvidos aos seus medos e os segue, enquanto o corajoso os põe de lado e segue em frente. O corajoso enfrenta o desconhecido apesar de todos os medos. Ele conhece os medos, eles estão ali.



Sem comentários: