terça-feira, 29 de setembro de 2009


Estima-se que cerca de 15%a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão.

São números assustadores, preocupantes e que nos fazem pensar, o porquê de tanta angustia, tristeza. Mas, além de nos fazerem pensar nos porquês, também nos fazem pensar na forma como ultrapassar esses momentos, na forma de lidar com eles, enfrentá-los e combate-los.

Tenho para mim que ninguém verdadeiramente sabe o que uma pessoa deprimida sente, só ela mesmo e todos os que já passaram ou passam por tal. Todos nós por momentos, fazes ou ciclos, já estivemos lá ou muito perto. Não vejo onde possa estar o mal em, cada um de nós já ter eventualmente passado por situações de depressão ou de angústia. Muitas vezes são esses os momentos propícios para recomeçar, para nós levantarmos e seguir em frente.

Nos momentos mais difíceis da nossa vida dispomos de algo que muitas vezes nos esquecemos, que funcionam como um trunfo, como uma Luz e que seguramente nos ajudam: GRATIDÃO, ESPERANÇA, AMOR!.

Gratos por existirmos, gratos pelo Universo, gratos pelo ar que respiramos, pelos alimentos, pelo céu, pelo criador, gratos por um pedaço de pão, um sorriso de uma criança, um coração generoso, uma mente aberta e saudável.

O Amor de partilhar, de Dar, de generosidade, de acreditar no nosso semelhante, o amor de um amigo, de uma criança, de um idoso. Ajudar aqueles que mais precisam, que mais sofrem, preocupar-nos com aqueles que passam fome, que não têm um abrigo onde estar, que deambulam pelo deserto das suas vidas, preocupar-nos por uma Mãe arrasada pela perda do seu filho, preocupar-nos pela solidão em que milhares de pessoas vivem ... por todos aqueles que perdem até mesmo a vontade de viver.

Por isso seja positivo, acredite, acarinhe os outros, dê uma palavra de alento, de força, de esperança ... olhe à sua volta e repare, observe as pessoas que estão a sofrer perto de si, ao seu lado. A solução está sempre dentro de nós, em nós, aprenda a tolerar as suas emoções, não tenha Medo, enfrente, liberte o desespero, o medo, a culpa, tenha coragem; a Vida é mesmo assim e Nada acontece por Acaso!

Por isso quando em algum momento se confrontar com a depressão, com a tristeza profunda, com a sensação de que nada nos corre bem, que tudo a nossa volta parece estar a desmoronar-se ... nunca se esqueça : combata-a com Gratidão, com Esperança e com muito Amor.

Namastê! ...

"Queres um segredo para ser feliz? Dá-te e serve aos outros, sem esperança que te agradeçam"


Carlos

Sem comentários: